Espanha sem a Catalunha não é Espanha. Criada na Idade Moderna, nasceu da junção do Reino de Castela à Coroa de Aragão, esta por sua vez constituída pelo Reino de Aragão e pelo Condado de Barcelona. Por isto se chama a esta a Cidade Condal. Antes da Idade Moderna não havia "a Espanha", utilizando-se até o plural "Espanhas" para abarcar a realidade multifocal peninsular. A história da diversidade peninsular é muito a história dos seus romances linguísticos. Da esquerda para a direita tínhamos então o galaico-português, o astur-leonês, o castelhano, o aragonês e o catalão. O euskera é um fenómeno (e é!) pirenaico e no sul o andaluz é um castelhano crestado ao sol. O mal estar catalão com Espanha vem de longe e tem origem numa forma unilateral de ver Espanha: como uma Grande Castela com variantes e periferias para-turista-ver. Se desde sempre a Espanha tivesse sido entendida e ensinada como aquilo que é, uma realidade multi-cultural e multipolar onde Madrid e Castela são apenas um pequena parte de um fantástico todo, não haveria metade de um povo (o catalão, metade mas não mais) a pedir aos gritos a independência. O resto é baixa política que, de tão baixa ao manipular os sentimentos de milhões de pessoas de bem, até cansa condená-la!
Agora, apartes:
1) se republicano em Portugal porque seria outra coisa em Espanha?
2) eu também queria que me declarassem independente de Mariano Rajoy!
3) Puigdemont, não esqueçamos, é herdeiro directo de Jordi Pujol. Ergo não o posso levar a sério.
4) compreendo porém, embora me pareça pouco, que os catalães optem por um raciocínio de "corruptos por corruptos preferimos os nossos".
5) apresentem-me um nacionalismo que não seja pelo menos um pouco xenófobo.
6) um referendo sério obriga a uma alta participação popular e a uma vitória folgada, sendo que representa sempre uma visão maximalista, ie redutora da vida em sociedade, que as mais das vezes não é sim nem não.
7) já vos disse que não gosto de referendos?
8) já vos disse que gosto da Catalunha?
BONA NIT!
Sem comentários:
Enviar um comentário