Morandi nasceu, viveu e morreu em Bolonha, com as suas três irmãs. Nunca casou. A sua pintura foi influenciada por Cézanne e os primeiros renascentistas. Passou discretamente pelos futuristas e depois fez parte transitóriamente da "Pintura Metafísica" com Carra e de Chirico. Rapidamente a sua maneira de pintar estabilizou, sendo o grosso das suas obras naturezas-mortas constituidas predominantemente por garrafas e vasos, e utilizando uma palette restrita de cores. Ao contrário de de Chirico manteve-se fiel ao seu modelo durante toda a vida, e o mistério das suas pinturas, aquilo que faz delas algo único ainda presiste.
Nesta "Natureza-Morta" de 1919 Morandi ainda conversa muito com Cézanne.
Esta outra "Natureza-Morta" já é Morandi no seu melhor, com uma paleta de cores bem mais subtil, o arranjo dos objectos uma espécie de feng shui. E nunca ninguém melhor do que Morandi i azul-claro, o cinza-claro, o castanho-claro, o branco sujo...
As aguarelas de Morandi são um mundo à parte. Há algumas de paisagens como esta, com uma geometria perfeita. "Paisagem de Levico", 1957.
Morandi também se especializou em gravuras usando a técnica de água-forte. Aqui ao abdicar da cor as sombras e os contrastes ganham ainda mais importância: "Natureza-Morta com cinco objectos", 1956.
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