sábado, 2 de maio de 2020

Oskar Kokoschka (1886-1980)

Este pintor austríaco foi aluno de Klimt mas não lhe foi próximo. Estabeleceu-se em Viena com fama de génio precoce e provocador e viveu uma famosa relação atormentada com Alma Mahler, a recém-viúva do famoso compositor. Nestes anos cria a sua pintura, parte importante da Secessão de Viena e do agora chamado Expressionismo de Viena. Circula por Berlim e Dresden.
Perante a ameaça nazi foge para Praga, depois Londres. Depois da guerra fixa-se na Suiça onde morre.
A sua pintura, de um figurativismo agressivo e angular, tem um lirismo desesperado que não existe na outra metade vienesa deste tempo e movimento, Schiele. Talvez por isso e porque chegou a velho sem deslocar-se muito mais da sua matriz pictórica (Schiele morreu novo) criada nos seus primeiros anos, agora se valorize um pouco menos.

A "Noiva do Vento" é um quadro de 1914 e é o melhor retrato da paixão entre Kokoschka e Alma Mahler. De notar que o pouco branco que no quadro existe efectivamente a Alma pertence.

Bride of the Wind, 1914 - Oskar Kokoschka

"Auto-Retrato com a mão na face" é de 1919. Kokoschka é efectivamente conhecido pelos retratos, com um dramatismo muito próprio.

 Self-Portrait with Hand by his face., 1919 - Oskar Kokoschka

Com o progredir dos anos o "expressionismo" de Kokoschka adquiriu outras cores mas ficou por outro lado mais disfórico. O quadro "Anschluss - Alice no País das Maravilhas" é de 1942 e refere-se à anexação da Áustria por Adolf Hitler.

Anschluß - Alice in Wonderland, 1942 - Oskar Kokoschka


Sem comentários:

Enviar um comentário