"Masaccio" era o apelido jocoso de um pintor florentino e significava mais ou menos "o Tomás desajeitado", no sentido de só viver para a pintura e não se preocupar com nada mais. Por contraste, um seu contemporâneo e companheiro de encomenda era conhecido como "Masolino", "o pequeno Tomás". Masaccio, dezoito anos mais novo que Masolino, é difícil dizer quem terá sido mestre de quem. Masolino entrou na guilda dos pintores de Florença um ano depois de Masaccio... e há quem diga que "Masaccio" queria dizer apenas "o grande Tomás", dada a reconhecida maior qualidade da obra do mais novo...
Porque escolho Masaccio? Pela justeza do retrato? Pela perspectiva perfeita? Pelo uso da cor para acentuar dramatismos? Porque para mim a pintura de Masaccio é, pela primeira vez, Maior! Maior do que a própria Vida, amplificando-a e a nós, que a vemos estarrecidos!
Masaccio é o meu primeiro pintor escolhido, portanto.
Este quadro chama-se "O dinheiro do tributo" e ilustra uma passagem do Evangelho de Mateus. Cristo manda Pedro recolher a moeda do tributo da boca de um peixe recém-pescado (canto inferior esquerdo) e dar a mesma ao representante das autoridades (à direita). Este enorme quadro, cuja pintura a fresco está deteriorada, é como uma tira de BD. O que sobrevive das cores, da perspectiva, do envolvimento, é perfeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário