Da Vinci era apenas 7 anos mais novo do que Botticelli. Mas a sua pintura pertence a outro continente. Porque pertence a outro século. E continuo a seguir este percurso meu, do ideal feminino na pintura.
Leonardo pintou quatro retratos femininos, um deles o mais famoso de todos. Mas não vamos por aí.
A minha preferência vai para um retrato dentro dum quadro de composição, a Santa Ana do quadro "Santa Ana, a Virgem e o Menino", dito o quadro preferido de Leonardo. Ele lá saberia porquê. Que eu conheça é a única Santa Ana - lindíssima mulher - que, por entre o sfumato de Leonardo, sorri com a cara toda para o neto, um menino-Deus, como todos são.
O "Retrato de Mulher com Arminho" apresenta-nos a amante Cecília Gallerani, de Ludovico Sforza, de 17 anos, e que teria um filho dele com 18. O importante aqui é a força do olhar, o sorriso curto e medido, a rotação decidida e atenta do pescoço, a mão esguia e tão moderna. Existem várias interpretações para a presença do arminho. Cecília Gallerani foi efectivamente uma jovem muito interessante, poetisa, protectora de artistas, sobrevivendo com rendas à sua desafectação do protectorado do Sforza.
Sem comentários:
Enviar um comentário