Porque gosto de Piero della Francesca? Não é pelo seu uso justo da perspectiva, já presente em Masaccio, ou da cor.
É que Piero della Francesca fornece uma galeria de retratos única, onde personagens como que suspensos de um tempo quase fotográfico são apanhados no desenho perfeito do pintor. Eles, mas sobretudo elas. O primeiro ideal feminino da pintura foi inventado por Piero della Francesca. Mulheres surpreendidas pela sua própria beleza, suspensas num tempo tão antigo, possuidoras de um segredo de elas próprias oculto, mulheres sem um plano.
Pala di Brera - 1472.
Madonna di Senigallia- 1474.
Ela segura a mais importante das crianças. E o peso de segurar a mais importante das crianças mede-se no lábio inferior, ligeiramente ofendido, nos olhos oblíquos, um pouco toldados. A jovem Maria é também pouco mais do que uma criança. Saberá ela a extensão completa do que lhe foi entregue? Não me parece ser essa a interpretação de Piero Della Francesca. Uma mulher, uma recém-mulher, sem um plano.
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