"The Limey" é um filme de Soderbergh de 1999 e é um filme que posso ver vezes sem conta. Tinha a certeza de já ter escrito sobre ele mas, com isto dos vários blogs, não encontrei onde. Acho que já escrevi e vou voltar a escrever. Agora.
Gostava tanto de me parecer com Terence Stamp quando velho. Ou novo. Ou agora. Não vai ser. Stamp é Wilson, um velho criminoso inglês que voa até LA para vingar o provável assassínio da sua filha por Valentine, um também velho executivo musical, papel desempenhado por Peter Fonda. No fim do maravilhoso filme, realizado com o glit de Soderbergh e o savoir faire de dois grandes actores, a lição que Stamp/Wilson aprende é que o que antes mal feito foi hoje corrigir não se consegue. O que Stamp não consegue é recuperar da atenção não dada anos fora à filha matando um crápula onde a mesma pode apenas ter procurado longe um substituto do pai que, alegremente, foi estando preso. Os paralelismos são bem desenhados, as imagens de Stamp filmado 32 anos antes no primeiro filme de Ken Loach, chamado "Poor Cow" ilustram um tempo antigo e possivelmente feliz de uma presença paternal que é descrita como manifestamente escassa. E o tempo que não houve não volta a haver.
"The Limey" é um dos meus filmes de ilha deserta. Também porque sou pai de uma filha.
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