sábado, 11 de janeiro de 2020

Paolo Veronese (1528-1568)

Paolo Veronese é o último pintor italiano do século XVI que eu escolho. E o quadro abaixo mostra o quanto a pintura tinha avançado no século. Intitulado "O Jantar na Casa de Levi" e pintado em 1573, chamava-se originalmente "A Última Ceia" e pretendia representar isso mesmo, embora nesta "última" ceia de Jesus entrem anões, animais, militares, enfim, todo um mundo profano a retratar a Veneza contemporânea onde trabalhava o pintor. Assim tinha produzido anos antes para um mosteiro beneditino umas "Bodas de Canaã", igualmente célebres. Mas agora Veneza já tinha a Inquisição intra-muros, e Veronese foi chamado a depor. Declarou que os pintores "tomavam liberdades, como os poetas e os loucos, a contar uma história", o que não era para ser levado como uma ofensa. Safou-se, mas obrigaram-no a mudar o nome ao quadro. 75 anos antes Leonardo pintara a "sua" "Última Ceia". 75 anos e um abismo de distância entre os dois quadros.

[veronese_em+casa+de+levi.jpg]

Não sei porquê mas gosto do dorso que aparece nesta pintura, a primeira tranche, intitulada "Infidelidade", de uma série de quatro chamada "Alegoria ao Amor" (c. 1570). Será pela temática, mas das quatro é sem dúvida a melhor. E a força que emana de estas costas não nos deixa qualquer dúvida sobre quem decide o quê no jogo de forças que nos apresenta o pintor.

aldain

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