segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Diego Velázquez (1599-1660)

Com antecedentes portugueses, por isso sendo Silva y Velázquez, Manet dizia ter sido Velázquez o maior pintor de sempre, por isso ter ele colocado sempre a sua pintura a dialogar com a do mestre. Idem Picasso, que fez vários quadros alusivos à obra de Velásquez, idem Francis Bacon...
Velázquez criou um cânone de perfeição na técnica e na composição do quadro inigualável. Vou fugir às "Meninas" e escolher o seu último grande quadro, "As Fiandeiras" (c.1657), com uma composição perfeita e uma luminosidade nova.



De Velázquez só se conhece um nú. Tendo em atenção a omnipresença da inquisição em Espanha, terá sido pintado numa das visitas a Itália do pintor. A "Vénus ao Espelho" (c.1650) apresenta-nos a vista de trás de um corpo perfeito, esbelto, nada barroco, cuja cara aparece no espelho apenas esboçada. Velázquez utiliza aqui pouca cor, sendo o corpo da Vénus e o seu desenho o centro devido das atenções. As omoplatas, as reentrâncias que separam os glúteos do "V" lombar, tudo, tudo no sítio. O corpo feminino mais bem pintado de sempre? De costas...

Une femme nue couchée sur un lit, de dos, se regardant dans un miroir tenu par un petit ange

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