El Greco, aka Domenikos Theotokopoulos, nasceu em Creta, então um protectorado de Veneza, e começou a pintar ícones à maneira bizantina antes de emigrar para Veneza e depois para Roma, onde tomou contacto com a que de mais recente estava a acontecer na pintura. Foi quando aos 36 anos chegou a Espanha e mais precisamente a Toledo que a fama e a fortuna finalmente o bafejaram.
Uns dos primeiros quadros seus pintado em Toledo é o que se representa abaixo. "A Santíssima Trindade" representa Deus Pai com uma alada mitra ortodoxa na cabeça, um Cristo desmanchado e alongado como seria de esperar, mas eu queria chamar a atenção para o anjo na posição inferior esquerda, com certeza pintado a partir de uma interessantíssima rapariga toledana, vidé os bem desenhados e terrenos gémeos que apresenta.
A paisagem de Toledo infra (c.1600) é das paisagens mais famosas da história da pintura, e não é necessário alongar-me no quanto ela é revolucionária, "expressionista", "simbolista", "cubista", etc., etc. Talvez não seja nada disso mas, como toda a pintura de El Greco, pensando bem, está muito à frente do seu tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário