Edward Hopper foi o expoente máximo do chamado "Realismo Americano". Nasceu em Nyack, um pouco a norte de Nova Iorque e nesta faleceu em 1967.
Visitou Paris mas para estudar os clássicos e nem prestou atenção às novidades que por lá aconteciam. Modesto, discreto, sério, os quadros que pintou são um reflexo provavelmente da sua personalidade e a melancolia que lhes pomos será a nossa, bem como qualquer narrativa ou simbolismo. Por meados dos anos 20 começou a ser reconhecido e deixou de ser ilustrador, que era o seu ganha-pão.
A sua obra é um bloco único, e influenciou algum figurativismo do pós-guerra. Muitos quadros seus hoje são ícones pop mas nada perderam do seu mistério.
"House by the railroad" é de 1925 e inspirou a casa de "Psycho", o filme de Hitchcock.
Do ano a seguir é este "Sunday". A alegria deste Domingo é evidente.
"Nighthawks", de 1942, é a sua obra mais conhecida, e o título do quadro faz pensar que pelo menos um mínimo de interpretação foi colocado pelo autor neste jogo de personagens, magistralmente coreografado.
Nem as cores claras permitiam alguma alegria a Hopper. Vidé "Rooms by the Sea", de 1951. O aparecer directamente do oceano na imagem sugeriu a alguém um leve toque de surrealismo. Juro que se Hopper pintou assim é porque era assim.
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