Francis Picabia nasceu numa família rica com um pai espanhol nascido em Cuba.
Aprendeu a pintar conforme lhe era pedido e navegou com sucesso pelo impressionismo até 1909 quando por alguma razão rompe com a sua receita de sucesso e envereda primeiro por um Fauvismo interessante, depois pelo Cubismo do grupo de Puteax onde conhece Marcel Duchamp. A influência deste e uma visita com exposição a New York em 1913 alteram-lhe a trajectória e nascem os primeiros quadros "Dada", reconhecidos a posteriori. Picabia está fascinado pelas máquinas e pelos maquinismos. Depois da Grande Guerra é o grande agitador do Dadaísmo e dos primeiros tempos do surrealismo. Depois zanga-se com toda a gente, excepto Duchamp. A sua pintura fica "monstruosa", embora figurativa, e depois quase neoclássica, ao pintar uma série de "transparências" onde a sobreposição de motivos cria uma neo-perspectiva. Nos anos 40 - porque está sem dinheiro? o jogo e os carros eram a sua ruína - pinta quadros "hiper-realistas", frequentemente baseados em fotografias de revistas eróticas - how "dada" can you get? Completamente apolítico durante a 2ª Grande Guerra, como bom "dada", consegue reganhar os favores do público com um abstraccionismo minimalista que mantém com poucas variações até ao AVC que o inutiliza para a pintura em 51. Morre dois anos depois.
Esta aguarela é o primeiro quadro abstracto de Picabia e é de 1909. Chama-se "Caoutchouc". Um anos antes de Kandinsky.
"Etdaonisl", de 1914, nasce quando Picabia volta da América e retrata uma dançarina que ele viu no barco de volta. O nome do quadro nasce da spbreposição das palavras "Etoile" e "Danse". Eis um cubismo fim-de-época cheio de movimento e cor.
A fase mecanicista de Picabia já é pura provocação "dada" e vai a par com a obra de Duchamp. "Fille née sans mére", é de 1917. Os mecanismos como novos génesis...
Este quadro pintado durante a 2ª Grande Guerra - filho da necessidade ou não - é "Pop" avant-la-lettre. Picabia gostava muito de cinema mas os modelos aqui são fotografias. A apropriação "dada" levada até ao limbo do kitsch.
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