Malevich nasceu em Kiev filho de pais polacos. Partiu para Moscovo e começa a pintar obras com muita atenção à cor. Estamos nos tempos imediatamente antes da Revolução Russa e Malevich aparece na primeira fila das movimentações. A sua pintura vai evoluindo à procura de alguma coisa - teve contacto com o cubismo - que só em 1915 percebemos o que é. Malevich inventa o Suprematismo e nele aparece o famoso "Quadrado Negro em Fundo Branco", como que o umbigo de uma teoria, sendo o branco a ausÊncia e o negro o acúmulo de todas as cores. A partir daí tudo era possível. Torna-se conhecido mas nem sempre reconhecido. Chega a participar na segunda exposição do "Cavaleiro Azul" na Alemanha. Escreve, escreve, escreve. Nos anos vinte chega a parar de pintar. Em 27 cai em desgraça e é preso e provavelmente torturado. Os últimos anos de obra alternam entre um figurativismo geométrico que já era seu antes e um realismo estranho - talvez Malevich pintasse apenas o que adivinhava ser possível pintar naqueles tempos de "realismo socialista".
"Carré Noir sur Fond Blanc", 1915. Uma das obras ícone da pintura do século XX.
"Suprematism", é de 1916 e é uma reinvenção do espaço e da cor segundo as teoirias de Malevich. É um mundo novo.
"Camponeses", 1930 representa uma das linhas de trabalho nos últimos anos de Malevich, um figurativismo geométrico agreste.
"Trabalhadora", de 1933, tem as cores do suprematismo, o realismo que os sovietes exigiam e algo mais...
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