Max Ernst, nascido alemão perto de Bonn, e após andar a acolher influências várias, ajudou a fundar com Jean Arp um grupo Dada em Colónia em 1919-20. A segunda exposição do grupo foi fechada pela polícia por "perturbação da ordem". A recusa de toda a ordem, lógica, liderança, tradição, etc., guiou os Dada até ao Surrealismo embora não sem violência. O putsch liderado por André Breton serviu ao progresso da obra de Max Ernst, que se mudara para Paris em 1922, terra onde o Surrealismo "engoliu" os Dada. A pintura imaginosa de Ernst socorre-se de novos métodos de atacar a tela. Se no início os Dada tinham feito muitas collages, Ernst inventa ou utiliza a "frottage", depois a "grattage", a aplicação do pigmento directamente na tela. O Surrealismo ocupa os anos trinta até à 2ª Grande Guerra. Preso num campo-de-concentração em França, Max Ernst foge para os Estados Unidos onde a sua presença, em conjunto com a de outros exilados europeus, vai influenciar a pintura norte americana do pós-guerra. A procura do sucesso devolve-o porém a França onde é encarado já como um pintor consagrado.
Morre cidadão francês em Paris, ano de 1976, depois de ter sido durante uns anos cidadão norte americano.
Max Ernst foi O Pintor Surrealista.
Uma pintura completamente "Dada" é esta "Demonstração Hidrométrica", de 1920.
"Mer et Soleil" é de 1925. A pintura mais sintética de Max Ernst, como esta aqui, antecipa muito do que se fez depois da 2ª Guerra Mundial.
Max Ernst "inventou" muitas florestas, como esta "Fôret- Arêtes", de 1927. Também aqui vemos obra a antecipar obra que aconteceria bastantes anos depois.
Para que não digam que eu fujo ao Max Ernst mais figurativo eis "Napoleon in the wilderness", 1941, da fase americana do pintor. Aqui, pelo contrário, uma obra que poderia ter sido produzida 15 anos antes.
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