O pintor catalão nasceu em Barcelona e foi em Paris que, depois de navegar entre o Fauvismo e o Cubismo, conseguiu um estilo de pintura aceite pelos seus amigos surrealistas e que se tornou a sua imagem de marca, embora sempre com algumas variações de percurso que lhe deram uma originalidade e uma frescura sempre renovada. As pinturas de Miró parecem mesmo produzidas em sonhos. A influência das artes nativas pre-colombinas, africanas e pre-históricas ibéricas não é também de desprezar. Voltou frequentemente à sua terra natal e fixou-se depois em Mallorca, onde morreu.
Esta pintura, "Maternidade", será uma das suas primeiras pinturas ao mesmo tempo surrealistas e mostrando já o seu mundo, o seu carimbo. É de 1924.
Esta "Pintura", de 1933, mostra a importância da cor na pintura de Miró, completamente dominada e em equilíbrio total.
A "Mulher rodeada pelo voo de um Pássaro", de 1941 é de uma fase onde Miró preenchia a tela com um rendilhado de linhas que acrescentavam intensidade ao quadro. Falamos muito da cor de Miró mas o preto tinha sempre também uma presença importante nos seus quadros.
Mas Miró também sabia abdicar do excesso das cores e ser mais discreto na expressão, como em "Azul II", de 1961, num abstracionismo perfeito.
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