sábado, 16 de julho de 2022

O problema chamado Pedro Marques Lopes.

 Ontem ia a conduzir para Ovar e pus-me a ouvir o Bloco Central. Aguentei apenas dez minutos. 

Nos últimos dez anos Pedro Marques Lopes tornou-se uma presença notada na televisão e na rádio. Onde está fala e fala e fala, habitualmente mais do que os restantes, criando as suas verdades e partilhando-as com o mundo, porque verdades são. O Pedro Marques Lopes é a versão 2.0, melhor, a versão 5 G do protuguês quer diz "eu disso não percebo nada MAS...". Eu não percebo a antena que o Pedro Marques Lopes tem. Mas tem.

E em que consistiram esses dez minutos de estupor: 

Primeiro Pedro Marques Lopes (PML) confessou que até ele também tinha um "terrenito que está sujo" e que assim está "porque não compensa". Portanto não se limpa porque a multa é mais barata e que se foda se o meu incêndio vai para o teu limpo terreno logo ali ao lado porque o meu "está sujo". Não se podia agravar a multa por ostentação e vanglória?

Depois PML sentenciou que definitivamente o problema não estava no eucalipto, "26% da nossa floresta", mas sim nos matos abandonados, porque "os eucaliptais são explorados comercialmente e estão limpos". O meu caminho para Ovar, a conselho do Google Maps, foi via CREP. A maior parte dos eucaliptais que eu vi pelo caminho não estão limpos do coberto baixo. Não estão. Como vi ontem isso também ao fazer a A 25. O eucaliptal está muito jovem, plantado sobre fogos recentes, muito junto, e cobre teimosamente encostas íngremes onde limpar é uma quase impossibilidade. Mas replantar não o foi. Perto de Ovar o eucaliptal, pouco cuidado porque "expontâneo" tem a agravante - que é frequente na região centro - de estar suplementado com uma verdadeira floresta de mimosas/austrálias, planta exógena ainda mais difícil de extirpar, sem qualquer valor económico, e que rapidamente ganha corpo arbóreo. Mas eu não ando pelas mesmas estradas que o PML frequenta...

Finalmente PML decidiu duvidar do profissionalismo dos nossos bombeiros. Eu quase nasci entre bombeiros. O meu pai pertenceu aos corpos dirigentes dos BV de Ovar muitos anos. Tive tios bombeiros. Assisti a homens estropiados pelo fogo receberem medalhas e louvores com a orgulhosa família a assistir. Homens que o meu pai tratava por tu. Sei que os bombeiros de hoje não são os de ontem. A expressão "bombeiros voluntários" é assassina. Admito que o meu tio António para há setenta anos ter querido ser bombeiro bastou-lhe querer ser. Hoje um bombeiro voluntário só o é depois de umas centenas de horas de formação. Em Portugal haverá menos de 30000 voluntários - o número está compreeensivelmente a descer. Os profissionais não chegam a dez mil, creio. Não tenho ouvido falar este ano sobre problemas no diálogo entre os bombeiros, a protecção civil, etc. Quarta-feira em Elvas estavam 42º às 20h, hora de jantar. Os bombeiros estão a fazer, parece-me um óptimo trabalho. Quando se enganam às vezes pagam com a vida.

Pedro Marques Lopes, faz-me um favor, eu percebo que para ti não é fácil, advogado de nada e gestor apenas de ti próprio:


CALA-TE! CALA-TE! CALA-TE! CALA-TE!



CALA-TE!



Sem comentários:

Enviar um comentário