domingo, 3 de maio de 2015

O equilíbrio natural das coisas.

DPediram-me para comentar um filme. Um filme, moi? Lá fui. Era um dos últimos filmes de Robin Williams, "The Angriest Man in Brooklin", traduzido para português como "Aproveita a vida, Henry Altman". Pareceu-me que queriam que eu falasse sobre aproveitar a vida. Quem, eu? O filme não era grande coisa embora se aguentasse. A vida como aguentá-la, não sei. Apoiei-me em duas anedotas para iludir a minha incapacidade de resposta. A primeira foi contar ter visto escrito - citado, mais propriamente - numa daquelas portas que abrem e fecham do Jumbo Maia a seguinte frase: "A felicidade é aceitar corajosamente a vida". Esqueçam o autor, não interessa. Interessava sim esta frase naquele sítio. A plateia ignorou esta 1ª piada. A 2ª tinha a ver com a minha recente excursão a Lugo. Já contei que dei a volta à muralha - e como gostei de a dar! - apesar de ameaçar chuva. Desci da muralha, peguei no carro e, dez minutos depois, começou a chover e choveu sem parar até ao Porto. Apliquei aqui a noção de janela terapêutica ao meu ocioso turismo galego, tipo "aproveita a oprtunidade, Henry Altman". Enquanto me ouvia tocavam as sirenes da foleirice alto e bom som. Finalmente, desesperado, perguntei à audiência quem, para "aproveitar a vida" preferia assumir que tinha - latente - um problema médico como o de Henry Altman e, portanto, a "vida a prazo". Houve uma corajosa que no fim veio entregar-me a resposta pessoalmente. Sem me dar oportunidade para discordar. Saí "do espectáculo" com as trompetas da foleirice ainda a tocar. Cheguei ao carro. O vidro de trás estava partido. Alguém me vira a remexer na bata onde deixara um papel com uns apontamentos para a charla, apontamentos que aliás não usei. A mala do carro estava cheia - não sabiam eles - de inutilidades. "É justo", pensei eu. Armas-te no Tony Carreira dos comentadores de filmes e cai-te uma pedra do céu como castigo. Obviamente não acontecera isso mas era assim. Descobri no dia a seguir que a) o seguro cobria tudo b) tinham roubado o saco de equitação vazio da minha filha c) que os pobres rapazes da Carglass eram bons a arrumar malas de carros "inarrumáveis" e que, no processo, tinham redescoberto CD's meus que considerava perdidos a saber: The Sundays / Static & Silence; Paul Simon /One Trick Pony; Marcus Roberts /Deep in the Shed. Thanks, guys!

PS: obviamente estou agradecido a quem me convidou...

Sem comentários:

Enviar um comentário