quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Cães, gatos, médicos, enfermeiros, greves.

Ora vai haver umas greves. Aponto aqui alguns itens.

A profissão de enfermagem adquire-se através de uma licenciatura, um curso  superior portanto. Facto. Às vezes parece que é preciso lembrar... 
Parece também ser um facto que os enfermeiros são os licenciados mais mal pagos pelo Estado. Resumindo, não são pagos como licenciados, ponto. 
Um licenciado em enfermagem pode fazer uma de várias especialidades, uma diferenciação adicional. Estas especialidades não foram criadas clandestinamente, existem, estão regulamentadas. Facto. 
A especialidade de Saúde Materna e Obstétrica é a evolução natural e devida da antiga (e venerada) enfermeira-parteira. As suas funções e atribuições estão regulamentadas por lei. Outro facto. 
Nunca me passaria pela cabeça pensar que o trabalho destes enfermeiros especialistas poderia ser substituido por outras classes profissionais, incluindo médicos obstetras. Ponto parágrafo. Que patetice...
Último facto: há enfermeiros especialistas que, ao não haver pela tutela a remuneração correspondente á sua diferenciação, ganham menos para exercer a sua especialidade. Que médico se sujeitaria a isto?

PS.: infelizmente, os pedidos de aumento salarial pela OE são utópicos, não são?

PS2.: já não me lembro bem, a próxima (possível) greve dos médicos tem objectivos realistas e tal, certo?

Sem comentários:

Enviar um comentário