terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Os Meus Pintores - uma introdução.

Resultado de imagem para cem obras primas da pintura ocidental biblioteca rtp

Eu já escrevi sobre isto, sobre como a minha aprendizagem da pintura ocidental se fez à custa de um livrinho da velha Biblioteca RTP chamado "Cem Obras-Primas da Pintura Europeia". Também já contei como o fascínio por um quadro que me parecia tão mal pintado e que pertencia a um tal de Paul Klee me enviou numa demanda que terminou no meu actual fascínio/obsessão por Klee, e que condicionou, porque Klee é sobretudo luz e cor, as minhas preferências em pintura.
Por isso aqui vão os "meus" pintores, poucos fora do cânone aplicado pelo metódico livrinho da Verbo/RTP, se excluirmos os últimos oitenta-noventa anos, não abrangidos na escolha de lá.

A começar, parando em Manet.



Resultado de imagem para paul klee in the nile




Paul Klee, By The Nile, 1939.







 

Sem comentários:

Enviar um comentário