segunda-feira, 23 de março de 2020

Claude Monet (1940-1926)

Claude Monet foi o pintor do quadro que deu o nome ao impressionismo. Porém, quando o mesmo quadro conheceu a luz do dia, no ano de 1874, já o mesmo pintor tinha 34 anos, e um percurso de aprendizagem da pintura ao livre, nomeadamente com o holandês Jongkind, e de apresentação e/ou recusa de apresentação das suas obras no Salon de Paris. As primeiras obras, de um realismo livre, foram evoluindo. O quadro "Impression, soleil levant", 

Resultado de imagem para impression soleil levant claude monet

o tal que deu o nome à coisa, acontece no meio de obras ainda não tão "soltas". Mas poucos anos depois já o estilo tomou completamente conta do seu autor, como uma década depois tomaria conta dos gostos dos parisienses e não só. Monet levou o estudo da cor e da... "impressão" causada pelos objectos de atenção ao paroxismo, criando séries onde pintava o mesmo tema - a Gare Saint-Lazare, a Catedral de Rouen, um par de de fardos de palha em Giverny - sob tempos e luzes diferentes. Sobre a Catedral de Rouen foram dezoito telas.
Monet comprou em Giverny, na Normandia, uma casa cujos jardins foram o tema de grande parte da sua obra até falecer, fiel a um estilo que sempre honrou. A visita ao museu de L'Orangerie em Paris mostra o grande projecto de Monet "Les Nymphéas", iniciado a 1914 e aplicado sob directrizes precisas do pintor às paredes das salas ovais do museu que abriu ao público no ano a seguir à morte do pintor. As cores e os nenúfares de Giverny rodeiam-nos, criando uma impressão indelével.

.Resultado de imagem para l'orangerie monet

Despeço-me de Monet com aquele que para mim é o seu quadro mais bonito, "La Promenade", e que é de 1875.

Claude Monet - Woman with a Parasol - Madame Monet and Her Son - Google Art Project.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário