domingo, 3 de maio de 2020

Porque não vamos ser aumentados.

Eu vou explicar-vos porque não vamos ser aumentados: porque não vai haver dinheiro!
 
Podia escrever o acima e despedir-me com amizade, do tão evidente que me parece o escrito. Mas não resisto.
Talvez muitos de nós, sobretudo os profissionais de saúde, ainda não tenhamos pensado seriamente sobre o abalo que a economia portuguesa já está a sofrer e vai sofrer ainda mais. Há zonas amplas da nossa economia que estão neste momento a "zeros" e que não vão voltar (definitivamente?) ao nível prévio. Isto implica menos impostos, bastante menos impostos a entrarem nos cofres do estado. Quando o Covid-19 sair das primeiras páginas dos noticiários e dos jornais, estas serão ocupadas pelas notícias económicas e estas serão muito más.
Neste momento, portanto, pedir aumentos para os profissionais de saúde é ilógico e utópico. Dizer isto é diferente de dizer que não os merecemos. Mas...
Preparemo-nos sim para pedir que ao menos a nós não nos cortem os ordenados ou subam muito os impostos, como provavelmente vai ter que acontecer em 2021! Essa diferenciação já seria alguma coisa… dentro do desastre que se anuncia. Um vírus garante-nos o emprego. Sejamos sérios e pragmáticos.
Quando o vírus for embora voltemos a negociar e se as nossas reivindicações não forem atendidas, façamos a devida greve! Até lá...
 
PS.: julgo que, ao contrário do que vejo sugerido em alguns fóruns, vir agora com a história de que "pelo menos aumentem os médicos" é mais um tiro no pé, um de muitos. Todos os profissionais de saúde são mal pagos, incluindo os médicos.

PS2.: confesso que não vi a entrevista de ontem da Ministra da Saúde. Não aquece nem arrefece em relação ao que escrevi.

Sem comentários:

Enviar um comentário