domingo, 26 de julho de 2020

E agora que vem aquele dinheirinho pus-me a pensar...

Passou um mês desde a última vez que conversámos. No meu Hospital os doentes ainda não têm visitas.

Fui hoje de manhã buscar pão à Vermoinho. Mesas ocupadas dentro e fora. Não sei se as mesmas de antes, eu ainda sou novo na Vermoinho. Máscaras, claro. A jovem que cobrou reconheceu-me do tempo em que não era assim. Que não havia mesas ocupadas nem dentro nem fora.

Portugal vai dedicar-se ao Hidrogénio Verde. Uns concordam, outros não. Veementemente uns e outros. Sete mil milhões de euros. O que é o Hidrogénio Verde? Ouvi o João Galamba na televisão e percebi o que ele é (o João) mas não o que ele disse. E o Lítio? Afinal ainda vai continuar a haver Barroso?

Montijo é para avançar. Há dois concelhos que não concordam, as opiniões matizadas por filiações partidárias. Esses dois concelhos têm a lei do seu lado. Mude-se a lei.

Centeno parece já ser o Governador do Banco de Portugal. Bloqueou-se uma lei que o iria impedir de ser. Vai ser auditado por uma comissão que ele nomeou quando era Ministro. A mulher de César era conhecida por parecer muito honesta, além de o ser? Não. A história é outra e aplica-se a Pompeia Sula, a segunda esposa de César, repudiada devido a, em determinada situação, sendo honesta o não ter parecido. No meu espírito já repudiei Mário Centeno.

No meu Hospital o caos voltou à Urgência, o medo vencido. Pelos condicionalismos virais noventa por cento dos doentes são vistos em metade do espaço.

Acabaram os bem entretidos debates quinzenais no nosso Parlamento. Sugestão de Rui Rio aceite efusivamente por António Costa. Os deputados votaram como quem baixa os braços, que é o contrário do habitual, embora eu tenha ideia que eles agora já não levantam o braço para votar. "Deixem-no trabalhar!", exclamou Rui Rio. Já Cavaco Silva ficara conhecido pelo "Deixem-me trabalhar!" Eu julgava que os debates quinzenais eram trabalho... Curiosa forma de fazer oposição. O apagar do Parlamento é para Rui Rio uma tentativa de se erigir como a única oposição, ou não. Sendo ele o líder parlamentar. Nem o Bruno Nogueira se lembraria desta.

Portugal está em euforia pelos dinheiros que vão vir da Europa. Nem disfarçámos. Em nenhum momento Costa ou Marcelo se referiram ao quão importante o acordo obtido foi para a Europa, sendo a primeira emissão conjunta de dívida europeia, um precedente impensável há meia dúzia de anos. Infelizmente os holandeses vão ter razão, nós não vamos saber o que fazer ao dinheiro. Mas eu, Europeu convicto, fico contente pela Itália... e continuo a não gostar do Rutte.

Meu Deus, como vai ser depois da Angela Merkel?

O Sporting, com o quarto melhor plantel da Liga, terminou-a em quarto lugar. O Sporting é o "terceiro clube" há muito tempo. Quem é terceiro arrisca-se sempre a acabar em quarto. Força Rúben, a verdade é que só tu acreditas. Pena tive do Guimarães, um jogo bonito mas pouco eficaz. Espero que o Setúbal não desça, nem o Portimonense. 

Entretanto o ministro Manuel Heitor queria que se formassem mais médicos. Há trinta anos os governos queriam o contrário e fechavam os numerus clausus. Entretanto nasceram novas Faculdades. Mas não chegam os médicos ao Algarve, ao Interior, nem a todos os Centros de Saúde, nem vão chegar. O destino dos "mais médicos" será obviamente outro.

António Costa e Silva aposta na Ferrovia e nos metais que se escondem nos fundos marinhos dos Açores. E com certeza pagaram-lhe para ter estas originais (uma) e muito práticas e ecológicas (a outra) ideias!

A diferença entre os cães de Santo Tirso e os sem-abrigo é que os cães de Santo Tirso não são toxico-dependentes nem doentes mentais nem desempregados. Isso explica o alarme social. Atenção, um (dois?) abrigo (s) reconhecidamente ilegal (ilegais) mas que ninguém decidiu fechar no meio de uma mata de eucaliptos altamente inflamável é afinal culpa de quem? No Mediterrâneo morrem afogados mais de mil imigrantes por ano. Em Portugal morrem aproximadamente cem peões atropelados por ano. Como aquela miúda de dezoito anos, basquetebolista do Sporting. Números e mais números. Os canitos tinham um aspecto simpático, é certo. Quantos lares de idosos ilegais existem? Vão fechar? Há eucaliptos por perto? Irei receber hate mail?

Um octogenário matou na via pública a tiro outro homem, por sinal bem mais novo, em Moscavide. Dizem que o desacato girou à volta de um cão. 

Odiei fazer a consulta por telefone a quase todos os doentes a quem fiz a consulta por telefone.

Preocupa-me muito o futuro de uma cadela que, sendo minha, vive com os meus pais. Se algo lhe acontecesse o meu pai desistiria de viver. Para mim esta cadela, que se chama Melodia, diz-me muito mais do que Mário Centeno.

Eu vendia o Joelson ao Arsenal.

Não sei se vá à praia.

Sem comentários:

Enviar um comentário