quarta-feira, 29 de julho de 2020

E a Ordem precisa de Ordem...

O Carlos Carvalhal vai para Braga. Cada vez é mais difícil antipatizar com um qualquer clube. 

A Galiza ontem teve 19 casos de Covid-19, o Norte de Portugal 24. Mas a Galiza quer localizar os Portugueses que lhe entram pelas fronteiras. Feijoo a querer mostrar serviço... 

O meu gabinete de consulta de terça à tarde foi criado num espaço que fica entre dois corredores pre-fabricados de consulta. Uma improvisação ao quadrado. E é um quadrado. Uma ventoinha ao funcionar permite que o ar seja respirável. Ela está em equilíbrio instável sobre a impressora. Não tenho lavatório para lavar as mãos. A iluminação está em sincronia com o corredor à esquerda, pelo que eu não tenho qualquer controlo sobre ela. Se no corredor a apagam fico sem luz. Há vários bancos metálicos para o doente e acompanhantes se sentarem. Uso sempre a piada do costume: "podem sentar-se, são de confiança, não são Novos Bancos...". A nutrição faz lá consulta de manhã e tem uma balança xpto onde me peso e meço a percentagem de massa gorda. Não digo os resultados a ninguém. 

Em Portugal há as seguintes Ordens: Ordem dos Advogados, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Biólogos, Ordem dos Contabilistas Certificados, Ordem dos Despachantes Oficiais, Ordem dos Economistas, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Médicos Veterinários, Ordem dos Notários, Ordem dos Nutricionistas, Ordem dos Psicólogos, Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução. A Ministra da Saúde sugere que especificamente a Ordem dos Médicos tenha o seu Estatuto alterado e que o(s) seu(s) Conselho(s) Superior(es) tenha(m) um terço de elementos da sociedade civil. Em nome da "transparência". Sendo transparentes as suas intenções. 

Cada vez mais me enerva aquela coisa das camas twin. Como se eu fosse para o quarto de hotel com a minha irmã gémea. 

E está descobrir-se que a gestão do Novo Banco é ruinosa. António Ramalho bem dizia que queria "deixar o Novo Banco limpo antes do final de 2020" (entrevista à Antena 1 em Junho). Limpo... de qualquer valor. 

 A União Europeia é uma coisa que hoje resulta ser estranha. O que ainda nos une? O todos fazermos contas? 

A verdade é que, com bem raras excepções, as minhas amizades são todas da área da saúde. O que complica tudo, porque nunca temos tempo. Foda-se! Restam-me algumas pessoas doentes de quem me fiz amigo. Estas vejo mais, consulto-as. 

 Aqui há dias um doente em cadeira de rodas olhava fixamente para a porta fechada de um elevador. Nesta aparecia em maiúsculas uma frase de incentivo: "Use as escadas e ganhe anos de vida!" 

O Tiago vai treinar o Guimarães. Estou a ficar velho.

Sem comentários:

Enviar um comentário