sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Ainda sobre o último Prémio Pessoa (uma pequena antologia).

Tive óptimas colheitas de internos na minha sala de internamento, quando a tinha. Quando passei a trabalhar em 2006 numa Unidade foi o que mais senti, a falta de uma equipa "minha", cujo molde frequentemente terminava em amizades para a vida. 

Em 2001 assim foi. No jantar de despedida da sala, onde ainda participou como sombra benfazeja a minha antiga orientadora Dra Silvia Pires, terminei os comeres com algumas parcas palavras e lendo um poema do Jorge Sousa Braga.

O João Luis Barreto Guimarães tinha um blogue de poesia em conjunto com o Jorge Sousa Braga, ou tinha, não sei se o mantêm, os blogues deixaram de ser moda, agora temos o tweet. Ambos médicos e da mesma casa, o Santo António. Serão amigos, assumo, embora separados na idade por dez anos, mais velho o obstetra, já estará se calhar reformado ou em vias de. O que foi premiado dá aulas de poesia no curso de Medicina do ICBAS, o que eu acho uma fantástica ideia. Lá explicará exemplificando o que a poesia só pode ser, a vertigem (a inteligência sendo outra coisa).  Por modéstia que não lha negarei, não utilizará poesia sua. Também não dava. Ainda se fosse alguma do colega mais velho...

Da vertigem avanço exemplos, todos vivos, para que conste:


HELDER MOURA PEREIRA


Vem com traços de morte

e traços de vida, olhos, nariz,

lembrava-me ao longo do tempo

tudo o que fiz e não fiz.


A tua cara conhece-me

de qualquer lado.

A tua cara não me é estranha.


Mostro que não sei nada de nada, 

é mesmo coisa difícil indicar o norte.

Um dia terei uma vaga lembrança

e responderei ao meu nome com um número.


Devo ser daqueles que, 

nos últimos instantes da vida

olhando a última cara

sobre eles debruçada pensarão

esta cara não me é estranha.


ANTÓNIO FRANCO ALEXANDRE


todos os pecados hoje, nenhum falta

ao seu orgulho de água e alavanca. assim

é fácil sob a cortina

o ouvido confessional;


paisagens tão marítimas que um dia

será tarde e nunca os automóveis

passam sem o leve

assobio dos pinhais;


vantagens conseguidas palmo a palmo, 

vinhas, o trigo, lã, comércio

de pimentas absortas,


e não obedecer, assim desejo

o seu olhar retido nas imagens,

a sua fonte de lazer, pecados.


NUNO MOURA


Uma rapariga que se chama flô

trabalha em conjunto com o chão

e com o vento.


Quando sobe lá acima

toda a gente traz a pipoca suspensa

na língua.


Qua do ela fica sem o trapézio

todos se organizam

em rede.


A M PIRES CABRAL


DE QUE MORRE


E aonde os seus passos o levarem

verá do dia as feras contigências

e nenhuma promessa a germinar.


Perplexo como Pilatos, 

não saberá ao certo de que morre

o homem: soterrado em santidade

ou de teima afogado em suas fezes.


JOÃO MIGUEL FERNANDES JORGE


País de restos de palavras.


CARLOS POÇAS FALCÃO


Ele vem sob a forma de paragem

naquela inspiração de resguardar os passos

colher os movimentos. Ele chega

saudando os preparados, perguntando


pelos que o tempo agita. Chama

em silêncio os que se unem, pelo nome

os dispersados. Concede uma loucura 

conforme o afastamento. E inflama


no tempo o coração apenas de passagem.

Assim a sua vinda é instantânea.

Guia para si as obras mais longínquas:

chama e elas vêm, cala e elas param.


REGINA GUIMARÂES


eu te sopro e eu te sofro

te interrogo à queima-roupa

sobre o que não tem resposta

e a toda a hora se mostra:


quantas baixas, meu amor,

haverá a registar

e com que dedos gelados

haveremos de contar?


--//--


Qed.






Sem comentários:

Enviar um comentário