quinta-feira, 16 de abril de 2020

Kasimir Malevich (1878-1935)

Malevich nasceu em Kiev filho de pais polacos. Partiu para Moscovo e começa a pintar obras com muita atenção à cor. Estamos nos tempos imediatamente antes da Revolução Russa e Malevich aparece na primeira fila das movimentações. A sua pintura vai evoluindo à procura de alguma coisa - teve contacto com o cubismo - que só em 1915 percebemos o que é. Malevich inventa o Suprematismo e nele aparece o famoso "Quadrado Negro em Fundo Branco", como que o umbigo de uma teoria, sendo o branco a ausÊncia e o negro o acúmulo de todas as cores. A partir daí tudo era possível. Torna-se conhecido mas nem sempre reconhecido. Chega a participar na segunda exposição do "Cavaleiro Azul" na Alemanha. Escreve, escreve, escreve. Nos anos vinte chega a parar de pintar. Em 27 cai em desgraça e é preso e provavelmente torturado. Os últimos anos de obra alternam entre um figurativismo geométrico que já era seu antes e um realismo estranho - talvez Malevich pintasse apenas o que adivinhava ser possível pintar naqueles tempos de "realismo socialista".

"Carré Noir sur Fond Blanc", 1915. Uma das obras ícone da pintura do século XX.

Carré noir sur fond blanc, 1915 - Kasimir Malevitch

"Suprematism", é de 1916 e é uma reinvenção do espaço e da cor segundo as teoirias de Malevich. É um mundo novo.

Suprematism, 1916 - Kasimir Malevitch

"Camponeses", 1930 representa uma das linhas de trabalho nos últimos anos de Malevich, um figurativismo geométrico agreste.

Peasants, c.1930 - Kasimir Malevitch

"Trabalhadora", de 1933, tem as cores do suprematismo, o realismo que os sovietes exigiam e algo mais...

Worker, 1933 - Kasimir Malevitch

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