sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A mercearia do Arnaldo.

No largo dos Campos ficava a mercearia Flor dos Campos. Durante anos fui lá fazer compras com o meu Pai todos os sábados. Até aposto que a minha Mãe nunca lá entrou.
O dono chamava-se Serafim e era um homem grande. Mas o empregado que fazia a mercearia mexer chamava-se Arnaldo. E, ao sábado, aquela mercearia era um mundo. Que mexia.
Entrávamos, o meu Pai cumprimentava-os. E começávamos. A maior parte das coisas estava para cá do balcão e à disposição do cliente. Assim sendo, o meu pai, sem qualquer lista, começava a deambular sem pressa por entre as prateleiras e pelos caixotes abertos e ia escolhendo os itens a comprar. Estes eram pousados num determinado sítio do balcão onde se ia construindo um monte. Nas voltas pela mercearia num determinado momento o meu Pai dizia: 'Ó Arnaldo, queria bacalhau!'. E o Arnaldo ao fim de algum tempo perguntava de que qualidade ou quanto ou para quê (no sentido de se para cozer ou para outro prato) e cortava o bacalhau sob o olhar vigilante do meu Pai. No fim o meu Pai dizia 'Ó Serafim, queria pagar!' e ao fim de algum tempo a conta lá era feita, com uma Bic em papel daquele grosso que também servia, por ex. para embrulhar coisas. Juntava-se ao monte das compras doís ou três itens que estavam 'para lá' do balcão, fiambre, por ex., que era cortado no momento. A conta era verificada, lembro-me, com uma prova dos nove feita ali ao lado. Os sacos eram de plástico e azuis ou cinzentos. O meu Pai despedia-se com duas palavras e um aceno. Cá fora um Opel Kadett verde claro acomodava as compras. Isto foi o meu sábado de manhã durante anos.
 
Na rua Manuel Arala abriu o supermercado Novo Horizonte, o primeiro em Ovar. O meu Pai, pragmático, passou a fazer uma parte das compras num lado e outra parte no outro. O Serafim adoeceu, acho. Restava o Arnaldo. No Novo Horizonte o meu Pai também conhecia o gerente e o sub-gerente, trocando com eles alguma que outra palavra. Ovar era e é uma terra pequena. Mas não era a mesma coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário