terça-feira, 10 de novembro de 2015

Antes de Começar, Almada Negreiros, encenação Joana Providência no Palácio do Bolhão.

Assisti este domingo no Palácio do Bolhão a uma peça de teatro de Almada Negreiros. Nunca fará este país a devida justiça a Almada Negreiros. Pessoa foi vários génios e morreu cedo. Mário de Sá Carneiro foi meio génio e morreu ainda mais cedo. Almada foi apenas tudo e morreu tarde demais para o país - que não para ele que, de certeza morreu a protestar por a decisão não ter sido sua.

A peça "Antes De Começar" é uma peça com um público-alvo que se adivinha juvenil. No entanto, Almada trocava as voltas a estas coisas, e a sua visão "educativa" da arte leva-nos a não pecar menosprezando a obra.
De que se trata? Dois bonecos ganham vida imediatamente antes de uma representação bonecreira. Tão só. Descobrem-se um ao outro, contam a sua história e dizem coisas que mexem connosco. Cada vez os estamos a levar mais a sério e a deixarmo-nos guiar pelas suas falas. Porém Almada corta o "barato" da peça com o barulho de crianças que se aproximam e os bonecos retomam os seus lugares inanimados, pois tudo isto tinha sido "antes de começar". A peça termina portanto quando as crianças entram e o pano se levanta!

Joana Providência recria esta peça mesmo muito bem. Só, na minha opinião, não respeita o título.
A peça desenvolve-se em três tempos. Primeiro os bonecos estão dentro de caixas. Estas mexem-se, primeiro pouco, depois mais, e mais, e mais, vão descobrindo o espaço, aparecem mãos, depois pernas. Até que há bonecos! Assim posta a coisa, nos primeiros dez minutos não há qualquer diálogo - mas ninguém se aborrece! Os bonecos aparecem e descobrem-se! Os bonecos têem cabeças cúbicas, suponho que em homenagem ao desenho e à pintura de Almada. Começam a falar. A descobrir-se. A mexer um com o outro. A "engraçar" um com o outro. A boneca fala de uma Ela que a criou. E o boneco começa a falar.. do seu coração. Aqui acontece a terceira parte da encenação: desce "do céu" um enorme coração - infelizmente de costas, mas assumo que a Joana Providência não saberá muito de anatomia - que vai ilustrar com o seu enorme volume as falas dos bonecos sobre... o coração. Palavras há que se gastaram com o tempo. Almada terá escrito esta peça há... um século, ou quase. Então a palavra coração, e utilizada com a liberdade que só Almada conseguia dar às palavras, podia ser usada e abusada. Assim acontece. Mas não nos cansamos.

"O coração é maior que nós!"

"Nunca é o coração que nos falta, somos nós que faltamos ao coração!"

Subitamente ouve-se um rufar de tambores - como se ouvira no início - e só aqui Joana Providência "foge" do texto de Almada, pois os bonecos voltam às suas posições do início porque "vem aí o Homem, vem aí o Homem", o bonecreiro mas, se calhar, NÓS. E não há crianças, e não há levantar de pano para fechar a peça.

Levantamo-nos sim nós a aplaudir, porque foram 40 minutos de excelente teatro!


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