Está assumido que Marine Le Pen irá à segunda volta das Presidenciais Francesas. E que o seu adversário vai ser François Fillon, um candidato de direita que na realidade é uma espécie de Sarkozy um pouco menos mau. Porque o eleitorado francês está cada vez mais à direita e tal e coisa...
O eleitorado françês é predominantemente de direita desde o fim da era Miterrand. A vitória isolada de Hollande aconteceu contra Sarkozy e não a favor dele. Fazendo contas simples, 40% vota à direita, 20% extrema-direita - sim, 20% - 25-30% PSF e 10-15% forças mais à esquerda. Um candidato unitário de esquerda ultrapassaria Le Pen e obrigaria Fillon a ganhar com o apoio de Marine Le Pen ou talvez não, se o centro (assumindo que ainda o há) tivesse algum juízo. Infelizmente não há esse candidato unitário de esquerda, que poderia ser Taubira, Aubry, até talvez Ségolene Royal. E infelizmente a esquerda já deu as Presidenciais como perdidas e Mélenchon candidata-se só para marcar território e Macron para atrapalhar Manuel Valls e reinventar para si um centro que neste momento de conflito, já não existe. Manuel Valls, uma espécie de Michel Rocard ainda menos socialista e sem metade do charme. Nem Macron nem Mélenchon vão chegar a lado nenhum. Nem a França, pelo que me parece.
Previsão? Fillon ganha as Presidenciais com uma abstenção record e com uma vantagem não tão elevada quanto isso sobre Marine Le Pen.
Sem comentários:
Enviar um comentário