terça-feira, 24 de julho de 2018

Do que me lembro da Guiné - quarta parte.


Voltei ao hospital Simão Mendes. Quem começou a trabalhar na triagem do São João há trinta anos não se assusta com pouco, menos ainda com o acampamento montado pelos familiares à volta do Hospital. Atrapalham sim as conversas, aperceberes-te da enorme falta de meios, diagnósticos e terapêuticos. Numa parede o quadro hospitalar: o director da Radiologia não é médico. Radiologia, um serviço que faz... radiografias. 
Voltámos ao centro. Aconteceu-nos uma coisa engraçada no caminho: o velho Mercedes onde um jovem e heróico médico (digo-o a sério) nos estava a dar boleia ficou sem gasolina. O ponteiro do nível estava avariado. Conseguiu-se encostar o carro e ali ficámos na famosa avenida central, perto do  mercado de Bandim, onde o nosso atrapalhado motorista foi comprar gasolina. 
O centro de Bissau é a Praça do Império. Sempre terá sido. Agora chamada Praça dos Heróis Nacionais, uma estrela aposta em cima ao monumento central erguido pelos portugueses ao "esforço da raça". No antigo Palácio do Governo reside o Presidente da República. Ali antes residia o governador português da província. Ardeu na guerra de 98-99, foi reconstruído recentemente com dinheiro chinês. Que um Presidente em teoria sem poderes executivos ocupe o antigo Palácio do Governador pode explicar em parte as últimas décadas da atribulada história guineense. Mais importante do que o Palácio, naquela praça está o Hotel do Império e os seus anexos, o Restaurante Império e a Confeitaria Império - onde se podem comer boas natas. Tem uma esplanada onde a Bissau viva passa e pára. Num canto sentado estava, a consultar um computador portátil e com malta jovem à volta, o cineasta Flora Gomes. Mas fomos outra vez almoçar ao Coimbra. O Hotel Coimbra alberga, para além de um Spa, uma libraria.
O Hotel Coimbra tem um terraço simpatiquíssimo, onde umas caturras não param de assobiar. De vez em quando o meu companheiro de aventura encara-as, sério, e elas calam-se. Assim sabe melhor o gin tónico, com gelo que eu já sei ser de confiança.
Jantámos outra vez, e bem, na Pizzaria Bistro.

Sem comentários:

Enviar um comentário