quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sils Maria, de Olivier Assayas.

Há um desfiladeiro nos Alpes Suiços que, sob determinadas condições metereológicas, produz um correr de nuvens desenhado pela montanha a que se chama a "Serpente de Maloja", sendo Maloja o nome do desfiladeiro. Sils Maria é uma pequena povoação perto de St Moritz com uma vista privilegiada para o desfiladeiro de Maloja. Em Sils Maria morre um escritor de teatro conhecidíssimo, W. Melchior, que escrevera a peça "A Serpente de Maloja", rampa de lançamento da carreira de Maria Enders - Juliette Binoche - hoje uma actriz na meia-idade. Maria Enders está a chegar a Zurique para uma homenagem a Melchior com a sua assistente Valentine - Kristen Stewart - e sabe da sua morte. Na agora homenagem póstuma é convidada a representar outra vez a peça de Melchior. "A Serpente de Maloja" tratava duma relação destrutiva entre duas mulheres, uma executiva de meia-idade, Helena, e a sua jovem secretária, Sigrid. Maria Enders, que representara Sigrid, é convidada a representar Helena, sendo o papel de Sigrid oferecido a uma starlett de Hollywood. Ao fim de duas horas de filme finalmente a representação acontece e Binoche/Enders pergunta, a cortina por subir: "a casa está cheia?". E aqui o filme acaba.
Nessas duas horas portanto o que vemos? Este é um filme que é como uma casa onde há vários andares e em cada um dos andares estão a acontecer coisas ao mesmo tempo, ou quase acontecem, ou parecem acontecer. Valentine e Maria Enders vão para Sils Maria - para a casa do falecido - treinar as falas da peça. Agora Helena, Maria recebe as falas de Sigrid da voz de Valentine, e com frequência perdemos o referente de quem está a falar, se Helena se Maria, se Valentine se Sigrid. A serpente de Maloja - o fenómeno atmosférico, ora aparece ora não, ora no filme ora num filme dentro do filme. Valentine e Maria diferem em status, idade, olhos, atenção. Há um momento em que ambas descem a um lago para nadar. Binoche/Maria despe-se por completo, the aging actress. Valentine/Kristen mantem ao meter-se na água o soutien e umas brancas cuecas-de-gola-alta que, depois, não se confirmam noutro plano, num espreitar de Maria/Binoche a uma Valentine/K Stewart que descansa de uma má noite, mais seu fio dental. O desequilíbrio desta relação - que relação é esta? - é inverso ao desequilíbrio Sigrid/Helena, ou pelo menos é outro, e resolve-se de outra maneira. A starlett aparece e faz o seu número, a peça parece que vai acontecer, Binoche/Maria é até possível que vá fazer de mutante num filme americano...

"Sils Maria" é certamente um filme sobre uma actriz que envelhece. Mas, se quisermos, pode ser muitas outras coisas...

Binoche está como peixe - nu... - na água, mas Kristen Stewart surpreende pois está ainda melhor. Foi ela aliás que recebeu um Cesar, o equivalente francês ao Oscar...

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