terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Os Girassóis de Van Gogh




Aprendi que a arte comprava-se e valia muito dinheiro quando nos anos oitenta um japonês - ou um conjunto de japoneses, não lembro bem - comprou uma versão dos "Girassóis" de Van Gogh por uma pipa de massa, traduzindo, umas dezenas de milhões de dólares. Era um record. Van Gogh em vida só vendeu um quadro das centenas que pintou. Por isso e mais umas merdas suicidou-se com um tiro aos 37 anos de idade. Hoje já ninguém escreve sobre a pintura de Van Gogh, porque vulgarizada. O salto que ele e o seu agressor/agredido amigo Paul Gauguin deram a partir do impressionismo - nos anos oitenta do século XIX, tornou possível a pintura moderna, isto é, a pintura moderan do século XX. A máquina tinha sido posta em movimento, só o dinheiro a podia parar. E parou - hoje não se faz história da pintura, não há pintura nova. Há evoluções de mercado. É portanto hoje que se pode voltar a falar dos "Girassóis". 
A história da pintura de Van Gogh desenha-se através da cor. O estado mental - demasiado estudado - de Van Gogh cruzava-se com o caminho que ele procurava para a sua pintura. O amarelo desempenha um papel fundamental neste caminho.
Os "Girassóis" têm sobretudo duas grandes versões, pintadas com pouca distância no tempo. Uma está exposta em Munique, a primeira, a segunda na National Gallery de Londres. Sucedem-se três versões destes dois quadros. E há dois ensaios prévios, policromáticos, portanto ainda num tempo de indecisão.
A diferença entre as duas pinturas está  nos girassóis e na parede de fundo. Na primeira versão conseguimos ver com nitidez que os girassóis estão em diversas fases de floração. A parede do fundo é azul. Na segunda versão as diferentes fases de floração estão lá mas a sua definição é secundária. A parede de fundo é dum amarelo claro e transforma este quadro num diálogo quase exclusivo entre dois tons de amarelo: um carregado, o dos girássois, do tampo da mesa e da parte de cima do jarro, e o mais claro da parede e da parte de baixo do jarro. Podemos adivinhar uma evolução apontada - seria? - onde o caminho seguinte seria abolir o motivo e criar uma mar de pintura abstracto em tonalidades de amarelo. Van Gogh suicidou-se dois anos depois de pintar estes dois quadros. Sobrevivesse cinco anos e teria pintado isto que está aqui ao lado?

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