quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ted Danson.


Talvez seja estranho dizer isto mas Ted Danson é o meu actor de televisão preferido. Embora no cinema Ted Danson nunca tenha feito um papel com o mínimo de relevo. 
Ted Danson nasceu em 1947. Já com anos de trabalho na tv e na publicidade, a grande oportunidade aconteceu com a série "Cheers", em 1982. Esta série durou onze anos e fez história. Sam Malone, o papel de Ted Danson, marcou-o o suficiente para que as suas hipóteses no cinema fossem nulas. A imagem de Sam, ex-jogador de baseball a atender num bar este mundo e outro - americano, claro, colou-se-lhe e num filme só podia ser daí para cima.


Cinco anos depois Ted Danson iniciou outra sitcom, "Becker", onde fazia de médico de bairro de uma carrada de personagens os mais variados. O doutor da série era um misógino e introvertido bem intencionado, mal disposto as mais das vezes. A série foi bem recebida porque era Ted Danson a fazê-la e a fez muito bem. Claro que a série não mereceu o êxito de "Cheers" porque nem era tão diferente assim: Ted Danson era o planeta, todos os outros personagens satélites a girar à volta, satélites saídos da paisagem americana de pessoas esquisitas e/mas engraçadas.


Ted Danson envelheceu, separou-se, casou-se. separou-se, fez uns filmezitos, em 2007 entrou na série "Damages" numa interessante segunda fila, e em 2009 entrou nos três anos da série cómica "Bored to Death". Dizer que ele é o melhor que na série acontece quando ele contracena com Jason Schwartzman e Zach Galifianakis não chega. Ele é um executivo offside que fuma umas coisas e faz com frequência o que não devia fazer sem nunca desalinhar o que por esta altura já se tinha tornado a imagem de marca de Ted Danson: uma impecável cabeleira branca.


Finalmente Ted Danson entra na série "CSI" original no seu ano doze, em 2011,  e consegue, enquanto D.B. Russell mantê-la a flutuar durante mais quatro anos, refinando uma imagem de introversão, originalidade e humanismo, trazendo a CSI algo mais para o mainstream e oferecendo-se como pai não só da sua família - esposa e quatro filhos - mas também daquela gente toda estranha que ali trabalha. Ted Danson saiu directamente de "Bored to Death" para a CSI. Só grandes actores de televisão conseguem dar assim um salto. Claro que, a voz, as frases, são parecidas. E em Ted Danson o trabalho da voz é fundamental. 

Danson está em vias de fazer 68 anos. Continuando no franchise CSI rodou em Outubro de 2015 para o "CSI:Cyber" - série 2 - possivelmente para a salvar. Ted Danson há muito que deixou de ser Sam Malone para ser... D.B.Russell, mas -  ao mesmo tempo - é o xerife da segunda série de "Fargo"!
Não há melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário