quinta-feira, 2 de junho de 2016

Fernando Lanhas e o Castro de San Paio.

É uma praia bem bonita e  foi-me recomendada por um amigo. Fui para lá caminhar ao fim da tarde.
A freguesia é Labruge e para chegar à praia, chamada  de Mosteiró, há que sair para Lavra e depois seguir para noroeste, atravessando a mistura de aldeia agrícola e subúrbio que é hoje Labruge.
A praia é extensa e ganhou a optimização habitual com uma zona pedonal, passadiço e um bar-restaurante. Que fica para sul e - na minha opinião - demasiado perto dos escassos restos de um castro que toma o nome da Capela de São Paio que logo ali também está. O passeio termina - ou não - no Alto do Facho. E aqui entra Fernando Lanhas.
Foi um dos descobridores do castro. Fernando Lanhas antes de pintor era arquitecto. Acho engraçado que lhe chamem precursor da arte abstracta em Portugal, quando os quadros que eu dele mais conheço foram pintados 40 anos depois de Kandinsky. Em Serralves pude também ver uma interessantíssima série sua de seixos pintados. Fernando Lanhas acreditava que umas depressões achadas em rochedos perto do castro os definiam como 'pedras amoladoras', para afiar pontas de madeira, usadas talvez para pescar.
O lugar é idílico. E reencontrei Fernando Lanhas. Meia aldeia é este mundo. Henrique, obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário