segunda-feira, 11 de julho de 2016

O Norte Shopping e o Nuno Malheiro Sarmento.

O meu país é o Norte. É o Norte o meu país. Não adianta racionalizar ou fazer contas e rever geografias, é no Norte que eu me sinto em casa, isto é, bem.
E somos um país de Centros Comerciais. Suponho que o somos como os outros países serão, embora quando viajo não seja os centros comerciais alheios objecto da minha especial atenção. Assim sendo, e entrando nesta distância que eu sinto para o Sul, rapidamente despacho o Colombo como um Centro Comercial demasiado grande, demasiado confuso e com demasiada gente. É como Lisboa mas sem o Tejo. Por isso, a evitar. Eu, pessoalmente, prefiro o NorteShopping. E dou como adquirido que este Centro Comercial, que vive entre a Primark e o Silo - Espaço Cultural, representa – não só no nome – o meu Norte como ninguém. Senão vejamos. Ancorado junto à icónica Estrada da Circunvalação, administrativamente situa-se na Senhora da Hora. Não é preciso recordar que a cidade do Porto é só 20 a 25% da população do Grande Porto. No entando, grande parte dos seus frequentadores são provenientes do Viso, de Ramalde, de Aldoar: não se consegue melhor frequência do que esta. Grande parte do resto do pessoal desce das Cooperativas e urbanizações que se construiram por ali perto a partir do 25 de Abril, ie, classe média. Estratos mais “gordos” financeiramente chegam de SUV ou CLK e estacionam na cobertura, onde frequentam o Solinca, antes ou depois de irem comer ao H3 ou ao Portugália. A Primark, julgo, ambientou melhor o NorteShopping, fornecendo-lhe um naco de povo que antes talvez não o frequentasse. E quem nunca provou da Primark que atire a primeira pedra. Por outro lado, a localização real do NorteShopping no concelho de Matosinhos só acresce ao facto de ser em Matosinhos que existem mais obras dos Pritzker Siza Vieira e Souto Moura. Não é do saber de muitos que o NorteShopping – na realidade um cubo feio encimado por uma pseudo-chama olímpica – englobe uma obra de Eduardo Souto Moura. Mas é verdade: o Silo - Espaço Cultural, um tubo de tijolo dentro da espiral por onde os carros descem/sobem da/para a cobertura, é um manifesto do minimalismo brilhante cultivado pelo arquitecto em questão, o homem com a pança mais proeminente da arquitectura mundial. Dentro do Silo acontece uma programação extremamente interessante cuja responsabilidade é do meu prezado amigo Nuno Malheiro Sarmento. E aqui queria eu chegar: o NorteShopping é aquele Centro Comercial onde, com um saco da Primark cheio de roupas baratas podemos visitar e ver a Melhor Pintura de Autores Novos escolhidos pelo supino gosto do Nuno. E, pensando bem, se a poupança feita na Primark for iterada e não corresponder à posse e disfrute dum RSI, até a mesma pessoa que leva o referido saco pode optar por comprar alguma das obras em exposição: não costumam ser muito caras...

PS.: sobre o Nuno e o que com ele privo, amizade construída dentro de um cilindro de tijolo, privado é.

Sem comentários:

Enviar um comentário