Antes do mais quero dizer que espero que "O Vendedor", o filme de Ashgar Farhadi, seja muito bom (gostei muito de "A Separação"), pois Toni Erdmann, que perdeu para "O Vendedor" o Óscar para o melhor filme estrangeiro, é um filme mesmo muito bom. Esta qualidade não retira o facto de eu ter adormecido na primeira meia hora do filme, portanto, por justiça, abordarei apenas alguns aspectos colaterais do filme. Porque adormeci? Ando a dormir, felizmente, pouco.
O filme Toni Erdmann passa-se na Roménia. Recentemente vi, quase acidentalmente, um bonito filme romeno, "O Exame", de Cristian Mungiu. Lembram-se da história? Um médico apostava tudo num exame que permitiria mandar a sua filha estudar para fora da Roménia. Em Toni Erdmann a filha de Toni é uma executiva intermédia de uma empresa alemã que tem negócios na Roménia. Os alemães aparecem aqui como os colonizadores do século XXI. Curiosamente o negócio em causa, que não sabemos bem qual é, mete petróleo - a Roménia é o mais antigo produtor de petróleo da Europa, a par da Rússia.
Um doente - e amigo - meu custeou as despesas de um curso de Medicina de um sobrinho parece-me que em Brasov. Mas Brasov fica na Transilvãnia, no centro da Roménia, e é uma região (como outras da Roménia) que até ao fim da Segunda Grande Guerra, tinha uma população de origem alemã muito importante, que depois foi deportada (para a URSS) ou emigrou (para a RFA). Herta Muller, Prémio Nobel em 2009, nasceu na Roménia mas é hoje cidadã alemã. Sempre escreveu em alemão. Nasceu no Banat, outra região romena, donde também era um acordeonista de rua a quem dei meio euro em Matosinhos, vai para dez anos.
Roménia mesmo Roménia é a espinha dorsal que formam as duas províncias da Moldávia e da Valáquia. A Moldávia que fica colada à Moldávia país - uma antiga República Soviética cheia de romenos que a realpolitik impede de se unirem ao país de origem.
A Roménia, lembremos, pertence como Portugal à União Europeia. Esta Roménia de que falei faz parte da doença europeia, ou faz parte da cura?
Sem comentários:
Enviar um comentário