quinta-feira, 29 de setembro de 2016

As Asas Do Desejo e Tão Longe, Tão Perto, revisitados.


O cinema mudou. Vi anteontem à noite o documentário “Pina” realizado por Wim Wenders. Wim Wenders era uma referência do cinema que víamos nos anos 80 e 90. O mito de Wenders firmou-se em três filmes: “O Amigo Americano”, “Paris, Texas” e “As Asas do Desejo”. As três películas foram filmadas “sobre” bases literárias sólidas, a saber: “O Amigo Americano” nasce de uma novela de Patricia Highsmith da sua série Mr. Ripley, “Paris, Texas” foi escrito por Sam Shepard e “As Asas do Desejo” pelo seu velho cúmplice - amigo? - Peter Handke. O cinema mudou muito em trinta anos. “Pina” foi filmado em 3D. Que a fisicalidade de Pina Bausch mereça o 3D é mais do que aceitável. Que o filme, num ecrã normal de uma apenas razoável televisão, “ultrapassou-me” na mesma, sem nenhum 3D nem nada, faz pensar.



A filmografia continuou com os filmes “Até Ao Fim Do Mundo” e “Tão Longe, Tão Perto”. Parte da escrita foi assumida pelo próprio Wim Wenders, desta vez sem a base literária acima. Depois Wim Wenders faria o primeiro dos seus hiper famosos (mas não o primeiro…) documentários, nem mais nem menos do que o “Buena Vista Social Club” - 1999, e acabava o milénio. No que diz respeito a cinema ficcional EU, JE, MOI nunca mais ouvi falar de Wenders.



“Der Himmel Über Berlin” ou “As Asas Do Desejo” foi filmado em Berlim antes da caída do Muro. Retrospectivamente é difícil de dizer se a caída do mesmo se poderia adivinhar naqueles tempos – o filme foi filmado três anos antes. Revisto agora – e porque estive em Berlim recentemente – apercebo-me de não ser um filme ultrapassado, datado, perdido num tempo anterior. Não o é porque é um filme extraordinário. E é-o porque tem um texto de base – de Peter Handke – muito bom. Nele começa o filme e com ele acaba. 



Peter Handke – como Hitler – é mais um alemão nascido na Áustria. Poeta e escritor de novelas e peças de teatro, tornou-se conhecido mais recentemente como defensor da Sérvia de Slobodan Milosevic. Foi ao seu funeral e leu alto o seu elogio fúnebre. Por isto e algumas coisas mais é hoje um pária intelectual. Mas o que escreveu para “As Asas Do Desejo” está ali. E sem ele não havia filme. Peter Handke aliás forneceu argumento para dois dos filmes da primeira fase de Wenders, aquela “intelectual-para-o-parado” que o hoje ou ninguém viu ou já não se lembra, sendo um deles o famoso “A Angústia Do Guarda-Redes Antes Do Penálti”, famoso pela frase título que hoje é quase comum num comentário desportivo mais elaborado…



O filmar "esvoaçante" de Wim Wenders em "As Asas Do Desejo" é virtuoso, Berlin é aqui realmente a mais cinzenta das cidades, cheia de espaços abandonados, daqueles que pedem pela presença de um circo para ganharem sentido. E um circo acontece. Onde uma trapezista espera não por um cavaleiro mais seu cavalo branco mas. sim, por anjo que se faça homem e que a sua armadura deixe cair, de cobre castanho. O filme é isto portanto. E as palavras de Peter Handke terminam-no: "Ich weiss jetzt was kein engel weiss".









“Faraway, So Close”, “Tão Longe, Tão Perto” (TLTP), reporta ao filme anterior, “As Asas Do Desejo” (AADD), pois neste passávamos todo a filme, a preto-e-branco, a ver essa proximidade, às vezes milimétrica, sendo a distância a impossibilidade de interferência – e seguimos através do filme sem saber se afinal os anjos conseguem ou não pelo menos interferir nos pensamentos dos humanos, que ouvimos sem cessar e que às vezes mudam de direcção... TLTP é porém um filme mais colorido e com mais entretela: de que trata? Da continuação do primeiro, prometida no fim deste: se um anjo cai outro cairá. E a queda acontece mais cedo, junto a Alexander Platz, porque não podemos deixar que uma criança caia. Gabriel encontra o caído Damiel e Peter Falk, Berlim porém mudou. Vemo-la agora com as cores da mudança - caiu o Muro - e estas cores podem ser às vezes violentas. Como violenta vai ser a aprendizagem da vida "cá-em-baixo" por Cassiel. AADD era um poema visual, uma narrativa em verso voado. TLTP é uma novela que tem grandes problemas com a sua fluidez narrativa. Cassiel frequenta os meios boémios de Hackesche Höfe - que eu visitei vinte anos depois - ganha o emprego errado, pretende fazer o bem. Nastassja Kinski é o anjo Rafaela e, como anjo, não pode ajudar. E o mal é representado por Willem Dafoe, Emil Flesti, anagrama de Time Itself. Ele diz "Time isn't money, time is the absence of money!" E esta é a frase mais acertada de todo um filme onde o toque poético de Handke não está. Há sim a justiça poética final mas isso é outra coisa. Até a banda-sonora, torturada e barulhenta em AADD, é aqui mainstream, com o single de Lou Reed, "Why Can't I Be Good" a explicar à audiência o drama do protagonista. Percebam, vá... Filme portanto que vale muito a pena ver mas obra-prima não é.










Peter Falk fôra fundamental no equilíbrio de AADD: a sua poesia "ornitorrinca", novaiorquina mas nunca de Manhatann, equilibra o texto de Peter Handke, fornecendo o pé para caminharmos com o filme. Quando Falk reaparece em TLTP não é mais do que uma repetição. Roger Ebert, o crítico de cinema, escreveu que Peter Falk - em AADD - nos garantia que valia a pena ser humano ao ser a prova viva disso. O filme TLTP desmente-o. 



A moral da história deste dois filmes? AADD é uma história de paixão de um anjo, Damiel, por uma mulher trapezista. Que, no segundo filme se revela viver por cá como se um pateta alegre, protegido da realidade pelo objecto da sua adoração. Cassiel cai em TLTP por amor por toda a humanidade. E acaba por pagar o seu exagero: pois ao tornar-se homem devia ter deixado de ser anjo...

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