domingo, 9 de agosto de 2015

O Baleal e a Consolação - 2011.

A praia da Consolação é para mim uma referência... literariamente romântica. Era a praia de Ruy Belo. Fica a sul de Peniche. 
Em 2001 era uma povoação anónima de costa, mais uma, sendo que 95% das terras assim o são, anónimas excepto para nós que de lá somos. Uma terra a crescer para uma arriba donde se desce para uma praia razoavelmente exposta a norte. Só depois de almoçar descobri que a sul o paredão permitia outro tipo de praia. E que depois voltava a haver areia. Ninguém retira a esta terra ter um nome tão bonito quanto necessário.





O Baleal é Peniche em ponto pequeno. Um rochedo alargado e comprido alberga duas dúzias de casas, algumas delas dedicadas à restauração. Ao continente liga-as uma duna e uma estrada de asfalto, transformando esta duna em duas praias. O Baleal fecha a concha onde ficam as praias a norte de Peniche. O surf aqui também é rei. Logo para dentro do Baleal fica Ferrel onde, em tempos que já lá vão e Deus sabe porquê, o Homem sonhou criar a central nuclear portuguesa.



Sem comentários:

Enviar um comentário