terça-feira, 20 de outubro de 2015

Chaves em 2014 - e o mais.

Mas falta falar mais algumas coisas sobre Chaves.

1. O castelo é de brincar. É um recinto amuralhado que domina o rio e com uma torre de menagem altaneira. Há muito tempo que já não tem espaço para acobertar a população da terra, se atacada.


2. Um rio tem dois lados. E o lado nascente de Chaves é muito importante. É a Madalena. Freguesia cujo nome terá sido religioso mas cujo prefixo "Santa Maria" não interessa a muita gente. A Madalena é o que há de Chaves do outor lado da famosa ponte de Trajano: um pequeno conjunto urbano onde terminava a recta do Raio X em ângulo, ângulo este que enquadrava um bonito Jardim Público. E é por aqui que eu posso redefinir a qualidade de vida da Chaves de hoje. Este Jardim Público há muito extravasou os seus limites, expandiu-se a sul até ao rio, ganhou espaço para as caminhadas e corridas anti-oxidantes que todo e qualquer flaviense queira executar. O Jardim passou a Parque, um extenso e agradável parque. O Parque... da Madalena!


3. Eu não sei nadar. Não vou elaborar muito sobre este assunto. Mas eu não sei nadar. Umas pedras há que atravessam o rio Tâmega deste o Parque da Madalena até ao outro lado, toc toc, desafio benigno para qualquer mortal que nadar saiba. Porque atravessei? Porque sou um palerma e não quis dar parte de fraco diante da minha filha. O risco era na realidade muito baixo. Umas das pedras a meio do rio buliam.


4. Os flavienses são trasmontanos sim, mas mais suaves, mais sonoros, mais abertos. O comércio, o rio, o vale fizeram isso. Grande parte dos flavienses não nasceram em Chaves mas sim nas aldeias à volta, nas serranias à volta. Não interessa: Chaves é como se fosse um cantão, o "País de Chaves", uma coisa à parte, e para a pequena cidade desce o melhor de todos os lados que para ela convergem. Tanto que quando vamos para sul e atravessamos para as Pedras Salgadas, é sempre uma dolorosa despedida.

5. A ficar em Chaves e gastando algum dinheiro sugiro fortemente - passe o pleonasmo - o Forte de S.Francisco. Sobretudo se estiver bom tempo e a piscina fôr uma opção. A fotografia explica. 



2 comentários: