sábado, 3 de outubro de 2015

VI Festiblas - 1.

"Clavicémbalo" é o nome italiano para aquilo que em português se chama "cravo", instrumento de teclas popular nos séculos XVII-XVIII e que antecedeu o pianoforte. Curiosamente em Espanha e a acreditar na Wikipedia, o cravo é popularmente conhecido como "clavicórdio" ou, eruditamente, como "clavicémbalo", dá para escolher..
Clavicémbalo é também um clube de música em Lugo onde um amigo meu organiza uns festivais. Ontem estive por lá: o VI Festiblas.
O Clavicémbalo é palco todos os anos de um Festival de Jazz. O dono vive a perder dinheiro com tudo isto. Ontem não terá sido o caso: a casa encheu. No Clavicémbalo já tocaram grandes nomes do jazz espanhol - Tete Montoliu - europeu e americano. As fotografias nas paredes não estão ali, como é costume, por acaso. No Hostal onde fiquei, curiosamente, não me souberam indicar o caminho. Porém, quando desci e cheguei cá fora, adivinhei. Eu lembrava-me, era logo ali como quem desce. O dono esquecera-se de que naquele mesmo dia - ontem - havia uma performance, um teatro, então a coisa estava atrasada. Entrei, abracei o Hector, peguei numa Estrella Galicia, os testes de som estavam em curso. O Hector apresentou-me uns rapazes que estavam por ali - percebi depois que eram os cabeças de cartaz. Disse-lhes que ia escrever sobre eles no meu blogue em Portugal, portanto, ojo, cuidao! Depois descansei-os: "No os preocupeis, nadie me lee!"

1 comentário: